segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

RETRATOS DO PASSADO (1)


Esta imagem, reproduzida de um bilhete postal impresso na Alemanha e editado por Evaristo dos Reis Guimarães, mostra a então designada Praça da República, posteriormente Praça Oliveira Salazar, actualmente Praça 25 de Abril.

Trata-se de um registo fotográfico da autoria da Fotografia Galvão do Porto feito em finais dos anos 30 ou princípios da década seguinte.

Na imagem podem ver-se as árvores ainda de tenra idade; À direita as bombas de combustível da Shell, junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra; Ao fundo o velho edifício em pedra onde, nesta altura, funcionava a casa comercial "José de Freitas Fernandes & Sucessores", anteriormente "Casa Jordão" e depois, "Mário da Louça", onde actualmente funciona a "Pastelaria Sãozinha"; À esquerda, já na actual Rua Major Miguel Ferreira, a emblemática "Pensão Confiança".

Alguns anos antes deste registo a Praça sofreu profundas alterações: As velhas guardas em ferro da "Arcada" foram eliminadas e substituídas por outras de pedra e cimento, passou a ter três vias de circulação com passeios para os peões e foi construída uma rotunda no extremo Poente.

Imagem: Colecção pessoal

Jesus Martinho

1 comentário:

  1. Esta informação é importante para mim porque não sabia exactamente onde era a Casa Jordão. Outro dado é sobre a Pensão Confiança que a bisneta do proprietário aqui refere. É muito importante esta foto, porque nos esclarece melhor a evolução de Fafe.

    ResponderEliminar