quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

MUSEU REGIONAL DO AUTOMÓVEL DE FAFE


Fafe impôs-se desde a década de 80 inegavelmente como um dos locais privilegiados do desporto automóvel do país. Os emocionais troços da Lameirinha e de Luílhas, com os dois famosos «saltos» de cortar a respiração e a espectacular descida do Confurco, transformaram o concelho num ponto de referência fundamental no contexto das provas motorizadas, alcançando Fafe à categoria de «Catedral dos Ralis».




Pelas excepcionais condições naturais das classificativas e pelo reiterado investimento feito pela Autarquia durante perto de duas décadas no desporto automóvel, para fazer a promoção turística do concelho, Fafe foi escolhido para a criação do Museu Regional do Automóvel.

Havendo em Portugal grande número de exemplares de automóveis antigos, são escassos os espaços museológicos onde possam, de forma organizada, estar acessíveis ao público em geral e aos amantes do desporto automóvel em particular. Daí a importância deste Museu em Fafe, indubitavelmente a «Catedral» do desporto do País, conceituado nacional e internacionalmente, pela sua ligação às mais importantes provas do calendário automobilístico do país.



O Museu Regional do Automóvel é o terceiro Museu do género no país e está instalado com a dignidade que os automóveis com história merecem. Esta estrutura museológica revela um inegável interesse pedagógico, cultural, social e turístico, para o concelho e para a região.
Assim um dos objectivos deste Museu é a divulgação e valorização dos automóveis antigos, constituindo um pólo de atracção local, enquanto memória e história dos veículos motorizados. Outro é de carácter formativo e está virado para o conhecimento que oferece às camadas estundantis, designadamente as que frequentam cursos para os quais interesse vislumbrar a evolução tecnológica no que respeita ao automóvel.


 


Museu Regional do Automóvel
Rua Guerra Junqueiro, Edf. Grupo Nun 'Álvares 1
4820-263 Fafe

41•27'13.55"N t 8•09'54.99"0

Telf. 253 596 997
Telm. 927 940 549
geral@cm-fafe.pt

Horário de funcionamento
Terça-feira a Domingo das 9h30h às 12h30 e das 14h30 às 17h30.

Sem comentários:

Enviar um comentário